A busca de cursos mais completa do Brasil.

CURSO TECNICO   •   Ciências Sociais 

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO

Publicidade
Pré-Requisito Para matrícula nesta especialização técnica, o candidato deve ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Excepcionalmente, podem ser aceitas matrículas em módulos avulsos como forma de aperfeiçoamento de graduados em engenharia e tecnólogos em segurança do trabalho, engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos em edificação, além de profissionais graduados na área da saúde com experiência comprovada no segmento da construção.
Carga Horária 240
Público Alvo
Mensalidade 0.0

GRADE CURRICULAR

Módulo 1 – Planejamento de Obras

Integra o aluno no segmento da construção, contextualizando o trabalho na área, tendo em vista ações educativas para as diversas etapas da obra e do processo construtivo.

Conteúdo:
– Análise do contexto social e organizacional, considerando características da obra e fatores de risco dos respectivos processos construtivos e sua interferência na saúde e na segurança do trabalhador.
– Planejamento de medidas preventivas a serem incorporadas nos diversos processos construtivos, com base na análise dos respectivos projetos, na organização do trabalho e nos cronogramas de execução das obras a fim de minimizar os riscos laborais.
– Elaboração e aplicação de instrumentos, com base na pesquisa e análise de dados ocupacionais e na legislação vigente, a fim de mapear e avaliar as condições de trabalho nos projetos a serem desenvolvidos.
– Planejamento e execução de ações educativas através de metodologia específica, conforme as etapas da obra e do processo construtivo proposto, visando estimular a atitude prevencionista nos trabalhadores da construção.

Módulo 2 – Análise de Riscos nos Processos Construtivos

Visa o desenvolvimento de competências para a prevenção e controle de riscos no segmento da construção com base na legislação vigente e nos parâmetros técnico-científicos.

Conteúdo:
– Coleta e registro de informações sobre o local de trabalho, identificando os processos de produção e tecnológicos, sua natureza, as máquinas e equipamentos, associando-os aos riscos laborais existentes.
– Avaliação dos riscos ambientais de acordo com o processo construtivo, propondo medidas coletivas e/ou individuais de controle em situações de exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos, com base em parâmetros técnicos científicos e a legislação vigente.
– Proposição e aplicação de medidas coletivas e/ou individuais, articulando conceitos e princípios específicos, a fim de eliminar ou atenuar os esforços físicos, posturas, mobiliários e fatores ambientais inadequados e também a melhoria da organização do trabalho no canteiro de obras.
– Proposição e aplicação de medidas de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais quanto aos diversos riscos, com base em levantamentos e na interpretação dos dados estatísticos no setor da construção.

Módulo 3 – Gestão de Programas de Segurança e Saúde Ocupacional

Desenvolve competências voltadas para a implantação e implementação dos programas de segurança e saúde ocupacional e do controle e gestão ambiental do processo construtivo.

Conteúdo:
– Auxílio na elaboração e implementação dos programas de segurança e saúde ocupacional, considerando as políticas de segurança, saúde e meio ambiente adotadas pela gerenciadora e demais envolvidas, visando à eficácia das ações propostas para os canteiros de obra e frentes de trabalho.
– Sugestão de medidas de controle e de gestão ambientais do processo construtivo, articulando com os órgãos e instituições envolvidos, com o objetivo de atenuar os possíveis impactos ambientais ao entorno e no interior do canteiro de obra.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

LICITAÇÕES SENAC SÃO PAULO: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a17344.htm&testeira=457&ad=banner

CLUBE DE BENEFÍCIOS SENAC: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a17908.htm&testeira=1725&sub=0&ad=banner

FECOMÉRCIO: http://www.sp.senac.br/jsp/hotsite_frame.jsp?url=http://www.fecomercio.com.br/

SETOR 3: http://www.setor3.com.br/jsp/default.jsp?newsID=a355.htm&testeira=94&ad=banner

ATENDIMENTO CORPORATIVO: 0800 707 1027
INFORMAÇÕES SENAC: 0800 883 2000
Av. do Café, 298 - Jabaquara - São Paulo - SP - CEP 04311-000
Telefone (11) 2146-9150 - Fax (11) 2146-9550
Email: jabaquara@sp.senac.br
Horário:de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Para a especialização técnica de nível médio:
– Requerimento de matrícula;
– Cédula de Identidade (RG, em cópia simples);
– Diploma do curso Técnico em Segurança do Trabalho (cópia autenticada).

Para os módulos avulsos:
– Requerimento de matrícula;
– Cédula de Identidade (RG, em cópia simples);
– Diploma de graduação (cópia autenticada);
– Declaração de empresa ou outro documento (original), comprovando experiência no segmento da construção para os demais graduados na área da saúde, mais o respectivo diploma da graduação (cópia autenticada).

SENAC NACIONAL

Instituição de ensino?

Saiba como ter seus cursos inseridos no EduBrazuca e dar mais visibilidade no resultado das buscas.